Bruna Pessoa participa de bate-papo com jovens e destaca importância da participação da juventude

A pré-candidata Bruna Pessoa (MDB) participou, na tarde deste sábado (13), de um bate-papo com jovens de São Luís. O encontro reuniu participantes de diferentes segmentos da juventude para discutir ideias, experiências e perspectivas sobre o futuro.

Durante a conversa, Bruna destacou a importância de ouvir os jovens e incentivar sua participação nos debates sobre políticas públicas e desenvolvimento social. O momento foi marcado por diálogos, troca de experiências e interação entre os participantes.

“Foi um momento especial de muita alegria, descontração e troca de experiências”, afirmou Bruna Pessoa ao comentar o encontro.

A pré-candidata ressaltou ainda que a juventude tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais participativa e que espaços de diálogo são essenciais para fortalecer a cidadania e ampliar oportunidades para as novas gerações.

O evento reforçou a aproximação de Bruna Pessoa com o público jovem, promovendo um ambiente de escuta e compartilhamento de ideias sobre os desafios e perspectivas para o futuro.

Bruna Pessoa participa de bate-papo com jovens e destaca importância da participação da juventude Read More »

Justiça italiana anula extradição de Carla Zambelli e alega que Moraes foi ‘parcial’

A Justiça da Itália divulgou os fundamentos da decisão que anulou a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli para o Brasil e colocou o ministro Alexandre de Moraes no centro de uma dura crítica jurídica internacional.
A Corte Suprema de Cassação italiana entendeu que houve falhas na análise sobre a imparcialidade objetiva do processo julgado no Brasil. Segundo a decisão, Moraes atuou em diferentes fases do caso, incluindo relatoria, julgamento, execução da pena, expedição de mandado de prisão, pedido de extradição e envio de informações sobre o presídio onde Zambelli cumpriria pena.

O ponto mais sensível destacado pelos magistrados italianos é que o próprio Moraes foi considerado pessoa lesada em um dos fatos atribuídos a Zambelli, já que a condenação envolveu a invasão dos sistemas do CNJ e a inserção de um falso mandado de prisão contra o ministro. Para a Corte italiana, a situação levantou dúvidas sobre a imparcialidade objetiva do julgamento.

A decisão não significa absolvição de Zambelli no Brasil. O que a Justiça italiana fez foi anular a autorização de extradição no processo relacionado à condenação pela invasão do sistema do CNJ. Com isso, a ex-deputada deixou a prisão em Roma e passou a aguardar os desdobramentos do caso em liberdade.

A Corte também avaliou que as manifestações apresentadas pelo Estado brasileiro não enfrentaram de forma suficiente os questionamentos feitos pela defesa sobre a imparcialidade do procedimento. Segundo a imprensa nacional, os magistrados classificaram as respostas como formais e sem demonstração concreta de mecanismos capazes de afastar as dúvidas levantadas.

A decisão representa uma derrota para o governo brasileiro e para a estratégia conduzida a partir do STF. A defesa de Zambelli passou a tratar o resultado como um reconhecimento internacional de vícios no processo, enquanto o caso ganha repercussão política por atingir diretamente a atuação de Alexandre de Moraes.

Zambelli foi condenada pelo STF em dois processos: um ligado à invasão do sistema do CNJ e outro ao episódio em que perseguiu armada um homem em São Paulo na véspera do segundo turno das eleições de 2022. O segundo processo de extradição ainda pode ter novos desdobramentos.

Justiça italiana anula extradição de Carla Zambelli e alega que Moraes foi ‘parcial’ Read More »

Júnior Viana é apresentado como padrinho do Bumba Meu Boi Brilho da Ilha

O pré-candidato a deputado estadual Júnior Viana participou, nesta quinta-feira (11), de um dos momentos mais tradicionais do calendário cultural maranhense: o batizado do Bumba Meu Boi Brilho da Ilha. O evento marcou oficialmente o início da temporada junina de um dos grupos mais renomados do estado.

Em um momento de forte emoção, Júnior foi apresentado como padrinho do boi, em reconhecimento à sua aproximação e ao seu apoio às manifestações culturais populares. O batizado do Brilho da Ilha é um dos eventos mais aguardados do período junino, reunindo brincantes, lideranças comunitárias, artistas, autoridades e admiradores da cultura popular maranhense.

Com uma trajetória consolidada no cenário cultural do Maranhão, o Bumba Meu Boi Brilho da Ilha tornou-se uma referência dentro e fora do país. O grupo já se apresentou em diversos estados brasileiros e também no exterior, levando a cultura maranhense a públicos de diferentes nacionalidades.

“Recebi esse convite com muita gratidão. O Brilho da Ilha representa a nossa cultura, a nossa história e a força do povo maranhense. Estar presente neste momento reafirma meu compromisso com a valorização das nossas tradições e daqueles que mantêm viva essa riqueza cultural”, destacou Júnior Viana.

O pré-candidato lembrou ainda que foi criado na região do Ipase, bairro que abriga a sede da manifestação cultural, o que torna a homenagem ainda mais significativa.

A cerimônia reuniu centenas de pessoas em uma noite marcada pela fé, pela cultura e pela emoção. O evento também reforçou a relevância do Brilho da Ilha como um dos principais embaixadores da cultura maranhense e evidenciou a participação de Júnior Viana em uma das celebrações mais simbólicas do São João do Maranhão.

Júnior Viana é apresentado como padrinho do Bumba Meu Boi Brilho da Ilha Read More »

Lahesio Bonfim desiste da disputa pelo Governo do Maranhão e anuncia pré-candidatura ao Senado.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim, anunciou nesta quinta-feira (11) a desistência de sua candidatura ao Palácio dos Leões. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lahesio informou que passará a disputar uma das duas vagas para o Senado Federal nas eleições de 2026.  

Segundo o próprio Lahesio, a decisão foi tomada após ouvir apoiadores e lideranças políticas durante suas viagens pelo estado. Ele afirmou que continuará percorrendo o Maranhão e participando do debate político, agora com foco na corrida ao Senado.  

A mudança altera o cenário da sucessão estadual, que passa a ter como principais pré-candidatos ao governo nomes como Eduardo Braide, Orleans Brandão, Felipe Camarão, além de outros postulantes.  

Nos bastidores, a decisão também reforça as especulações sobre uma possível composição política entre Lahesio e o grupo de Eduardo Braide para as eleições de 2026, tema que já vinha sendo discutido nas últimas semanas.  

Lahesio Bonfim desiste da disputa pelo Governo do Maranhão e anuncia pré-candidatura ao Senado. Read More »

Fernando Pessoa abre o JETS 2026, o maior Jogos Escolares da história de Tuntum

Na tarde e noite desta quarta-feira (10), o prefeito Fernando Pessoa, acompanhado do secretário municipal de Esporte, Jeová Soares, e do secretário de Educação, Carlos Júnior, realizou a abertura oficial dos Jogos Escolares Tuntuenses (JETS) 2026.

A cerimônia reuniu estudantes, professores e representantes de todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Tuntum, em um grande momento de celebração do esporte e da integração estudantil.

 

O evento também contou com a presença especial do jogador profissional Victor Gabriel, do Internacional de Porto Alegre, que prestigiou a abertura e incentivou os jovens atletas participantes.

Os JETS 2026 prometem entrar para a história como o maior evento esportivo já realizado no município, fortalecendo o esporte escolar, revelando talentos e promovendo a união entre as instituições de ensino de Tuntum.

Fernando Pessoa abre o JETS 2026, o maior Jogos Escolares da história de Tuntum Read More »

Reunião de alinhamento fortalece parceria entre Gonçalves Dias e a Segurança Pública

Na tarde desta quarta-feira dia 10, o secretário de Cultura e Turismo, Edilson Pereira, o secretário adjunto Jair Nonato, o secretário de Comunicação, Nino Gonçalves, e o diretor da Defesa Civil, Sormário, participaram de uma reunião na 13ª Delegacia Regional de Presidente Dutra com o novo delegado regional, George Barbosa Nascimento.

Durante o encontro, foram discutidos assuntos relacionados à organização de eventos no município de Gonçalves Dias, além de outras demandas importantes para a população. A reunião foi marcada pelo diálogo, parceria e alinhamento de ações entre o poder público municipal e os órgãos de segurança.

O encontro foi considerado bastante produtivo e gratificante, fortalecendo a cooperação institucional em benefício do desenvolvimento e da segurança do município.

Reunião de alinhamento fortalece parceria entre Gonçalves Dias e a Segurança Pública Read More »

Carlos Brandão nomeia Flávio Vinícius Araújo Costa para o cargo de desembargador do TJMA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (MDB), anunciou nesta terça-feira a nomeação do advogado Flávio Vinícius Araújo Costa para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.

A confirmação foi feita pelo próprio governador por meio das redes sociais. Na publicação, Brandão destacou que seguiu a tradição de nomear o candidato mais votado da lista tríplice encaminhada pelo Tribunal de Justiça.

Screenshot

“Respeitando a tradição de designar o mais votado na lista tríplice, desta vez do Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça do Maranhão, nomeio Flávio Vinícius Araújo Costa para a vaga de desembargador do TJMA”, afirmou o governador, que também parabenizou os demais integrantes da lista e ressaltou a importância do processo para o fortalecimento das instituições e da Justiça maranhense.

A escolha de Flávio Vinícius ocorreu após a formação da lista tríplice pelo Pleno do TJMA. O advogado foi o mais votado no primeiro escrutínio, recebendo 20 votos dos desembargadores. Também integraram a lista os advogados Gabriel Ahid Costa e Lorena Saboya Vieira Soares, que obtiveram 19 e 18 votos, respectivamente, na segunda votação.

A lista tríplice foi formada a partir de uma lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), seguindo o rito previsto pelo Quinto Constitucional. Com a nomeação oficial, Flávio Vinícius passará a integrar a composição do Tribunal de Justiça do Maranhão como representante da advocacia.

Carlos Brandão nomeia Flávio Vinícius Araújo Costa para o cargo de desembargador do TJMA Read More »

STF enquadra TJMA, prestigia atuação da OAB-MA e consolida legado institucional de Kaio Saraiva no Quinto Constitucional

A decisão do ministro André Mendonça sobre a vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Maranhão vai muito além da reinclusão do advogado Flávio Vinicius Araújo Costa na disputa pela cadeira de desembargador. O que está em jogo é uma mensagem direta da Suprema Corte sobre os limites de atuação dos tribunais estaduais diante de entendimentos já consolidados pelo próprio STF.

Ao determinar que o TJMA reexamine a lista encaminhada pela OAB Maranhão, Mendonça deixou claro que a matéria já possui orientação definida no Supremo e que não cabe a instâncias inferiores adotar caminhos próprios para contornar entendimentos firmados pela Corte Constitucional.

Na decisão, o ministro resgata julgamentos anteriores do STF que reconhecem à Ordem dos Advogados do Brasil a competência para verificar os requisitos exigidos dos candidatos às vagas destinadas à advocacia. Em outras palavras, a análise da atividade jurídica e das condições de elegibilidade é atribuição da própria OAB, não podendo ser substituída ou reavaliada por procedimentos administrativos posteriores.

O fundamento utilizado por Mendonça dialoga diretamente com uma das principais transformações ocorridas no sistema judicial brasileiro nos últimos anos: a valorização dos precedentes judiciais. Desde a entrada em vigor do Código de Processo Civil de 2015, decisões dos tribunais superiores passaram a ter peso cada vez maior na orientação de casos semelhantes em todo o país, buscando garantir estabilidade, segurança jurídica e uniformidade de entendimento.

Foi justamente nesse ponto que o ministro identificou o problema. Para ele, a exclusão de um integrante da lista sêxtupla ocorreu por meio de um procedimento que destoou da orientação já firmada pelo Supremo. O resultado foi a necessidade de intervenção da Corte para restabelecer os parâmetros constitucionais definidos em julgamentos anteriores.

Nos bastidores do Judiciário, a decisão foi interpretada como um recado firme aos tribunais estaduais. Mais do que resolver uma controvérsia local, o STF reafirmou que suas decisões não podem ser tratadas como simples sugestões. Quando a Suprema Corte define o alcance constitucional de determinada matéria, espera-se observância por todos os órgãos do Poder Judiciário.

O julgamento também fortalece a atuação institucional da OAB Maranhão. A decisão reconhece que a formação da lista sêxtupla observou os parâmetros previstos na Constituição e seguiu a orientação já consolidada pelo próprio Supremo. A controvérsia surgiu apenas em etapa posterior, durante a tramitação do procedimento no âmbito do Tribunal de Justiça.

Para além dos interesses dos candidatos envolvidos, o episódio expõe uma discussão cada vez mais presente no cenário jurídico nacional: a necessidade de respeito às decisões vinculantes e à jurisprudência consolidada dos tribunais superiores.

Ao citar sucessivos precedentes da própria Corte, André Mendonça reforçou que o STF não atua apenas como instância revisora de conflitos. Sua função também é estabelecer diretrizes capazes de assegurar tratamento uniforme às questões constitucionais em todo o território nacional.

No Maranhão, a mensagem foi clara. Quando o Supremo já definiu os contornos jurídicos de determinada matéria, não há espaço para interpretações paralelas que acabem produzindo resultado incompatível com o entendimento da Corte responsável pela guarda da Constituição.

O caso do Quinto Constitucional deixa de ser apenas uma disputa por uma vaga no Tribunal de Justiça e passa a representar mais um capítulo da consolidação do sistema de precedentes no Brasil, reforçando a autoridade institucional do STF e a necessidade de observância de suas decisões pelos demais órgãos do Judiciário.

STF enquadra TJMA, prestigia atuação da OAB-MA e consolida legado institucional de Kaio Saraiva no Quinto Constitucional Read More »

Júnior Viana recebe título de cidadão no município de Cedral

Em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento, na manhã desta terça-feira (9), em Cedral-MA, o pré-candidato a deputado estadual Júnior Viana recebeu o título de cidadão cedralense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Cedral, após uma indicação da vereadora Luzinete Pereira (União). A homenagem contou, também, com o apoio do prefeito Danilo Moraes que destacou a relevância da trajetória e da contribuição de Júnior Viana para o desenvolvimento da cidade.

Durante a cerimônia, vereadores citaram o compromisso de Júnior Viana com o desenvolvimento regional, ressaltando sua proximidade com a população de Cedral e sua atuação em pautas voltadas ao crescimento social da região.

O prefeito Danilo Moraes enfatizou a importância do reconhecimento. Segundo ele, a concessão do título simboliza a gratidão do povo cedralense por quem contribui para o fortalecimento do município e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Júnior Viana agradeceu a homenagem e afirmou receber o título com orgulho e senso de responsabilidade. “Eu sempre tive o compromisso de trabalhar por Cedral. Mas, agora, esse compromisso vai dobrar. Vai dobrar porque eu me sinto orgulhoso. Sinto o sangue de um cedralense, aqui, junto com vocês”, afirmou Viana. Ele ainda destacou o carinho que sempre recebeu dos moradores de Cedral e se disse ainda mais emocionado por estar recebendo esse título, o primeiro em sua vida pública, no aniversário de 62 anos da cidade.

A entrega do título de cidadão cedralense consolida uma relação construída ao longo dos anos por meio do diálogo, da parceria e da busca por melhorias para a população. O pré-candidato a deputado federal, Vinícius Ferro, também foi agraciado com a honraria.

O evento passa a integrar a história política e social de Cedral, reafirmando a importância da união entre lideranças comprometidas com o desenvolvimento da região.

Júnior Viana recebe título de cidadão no município de Cedral Read More »

Brandão entrega 22 viaturas e lança Operação Mulher Segura 2026

O governador Carlos Brandão entregou nesta segunda-feira (8), em São Luís, 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento da rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher e lançou oficialmente a Operação Mulher Segura 2026 no Maranhão.

A iniciativa contempla as Delegacias Especiais da Mulher (DEM) e Patrulhas Maria da Penha (PMP), ampliando a capacidade operacional das forças de segurança e fortalecendo a proteção às mulheres em diversas regiões do estado.

Durante a solenidade, Brandão frisou o impacto do investimento para a política estadual de proteção às mulheres e relacionou a presença das forças de segurança nos municípios ao fortalecimento do atendimento especializado às vítimas de violência.O governador destacou a importância da denúncia através dos telefones 180 e 190.

“Temos fortalecido as Patrulhas Maria da Penha. Quando assumimos o governo eram oito e hoje são 25. Todos esses investimentos que estamos fazendo estão reduzindo os feminicídios e aumentando a proteção contra a violência. Também aumentamos as Casas da Mulher Maranhense, tínhamos uma em Imperatriz e hoje temos sete e vamos continuar ampliando, pois o nosso projeto é ter Casa da Mulher Maranhense em todas as regionais, que serão 18. Na Casa da Mulher Maranhense temos a presença da Polícia Civil, do Ministério Público, do Poder Judiciário, enfim, de todos os elementos necessários para a proteção da mulher”, pontuou.

A ação integra um dos eixos prioritários da gestão estadual na área da Segurança Pública. Das 22 viaturas entregues, 10 serão destinadas às Delegacias Especiais da Mulher e 12 às Patrulhas Maria da Penha, beneficiando municípios e dando maior capacidade de resposta das equipes responsáveis pelo acolhimento, proteção e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

As novas viaturas para as Delegacias Especiais da Mulher atenderão aos municípios de Timon, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana, São José de Ribamar, Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda, Porto Franco e Caxias.

Já as Patrulhas Maria da Penha serão reforçadas nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, São Luís, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Timon, Presidente Dutra e Santa Inês.

“Essa entrega de hoje é um grande marco de combate à violência contra a mulher e representa o avanço do Governo do Estado para combater essa crueldade. Nesses primeiros meses do ano tivemos uma redução significativa nos casos e isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando de forma integrada para combater os feminicídios e a violência contra a mulher. Lembrando que essa é a maior entrega de viaturas já feita para esse serviço no Maranhão”, destacou a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade.

As viaturas entregues contam com o chamado ‘xadrez’, que é o compartimento na parte traseira do veículo, com grades e ventilação, para o transporte seguro e isolado de indivíduos detidos em flagrante ou sob custódia até a delegacia.Esse modelo é essencial nos atendimentos da Patrulha Maria da Penha para que vítima e agressor não sejam obrigados a ter contato durante o deslocamento.

A entrega dos veículos se soma à estrutura especializada já existente no Maranhão, composta por 22 Delegacias Especiais da Mulher, 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, 25 Patrulhas Maria da Penha e atuação das PMPs em aproximadamente 80 municípios.

Operação Mulher Segura

Durante o evento, também foi lançada a segunda edição da Operação Mulher Segura no Maranhão. Essa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), e está alinhada ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

A Operação Mulher Segura será executada entre junho e dezembro em sete fases operacionais e prevê o cumprimento de mandados de prisão relacionados à violência doméstica e familiar, fiscalização de medidas protetivas de urgência, acompanhamento de mulheres em situação de risco, ações das Patrulhas Maria da Penha e atividades educativas e preventivas.

“A entrega das viaturas e o lançamento dessa campanha é para que tenhamos uma polícia fortalecida e bem estruturada com equipamentos novos e adequados para investigações, prisões e todas as outras diligências necessárias para um enfrentamento eficiente dessas violências que tanto aterrorizam a vida das mulheres”, ressaltou a coordenadora estadual das Delegacias da Mulher, delegada Kazumi Tanaka.

O delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros, também destacou a entrega dos veículos como um importante reforço tanto para a Operação Mulher Segura quanto para as demais atividades de proteção às mulheres.

“É de extrema importância o recebimento de tantas viaturas para a Polícia Civil do Estado do Maranhão e com estes veículos as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher conseguirão atender melhor todas as ocorrências com mais celeridade. Vamos entregar um serviço de mais qualidade e atender melhor às vítimas de violência de gênero e demais pessoas que procurarem o serviço de polícia judiciária em todo o estado”, observou.

Redução de indicadores

Os investimentos ocorrem em um cenário de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 casos, contra 24 ocorrências no mesmo período de 2025, o que representa uma redução de 33,3%. No mesmo intervalo, 16 acusados de feminicídio foram presos pelas forças de segurança.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, lembrou que em nove anos de atividades da Patrulha Maria da Penha, mais de 130 mil mulheres já foram assistidas e que o serviço de proteção se mostrou efetivo, garantindo a vida das beneficiárias atendidas. Ele destacou também que os investimentos fortalecem o serviço especializado e contribuem para o bom desempenho da corporação.

“Este é um governo que coloca em primeiro plano a defesa da mulher, não só na Região Metropolitana, mas também nos demais municípios. As viaturas dão um suporte muito grande porque nos municípios a maioria dos atendimentos não ocorre na sede, mas em povoados na zona rural. É um governo municipalista que chega a todas as regiões. A corporação está cada vez mais forte e presente em todos os 217 municípios”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar.

Brandão entrega 22 viaturas e lança Operação Mulher Segura 2026 Read More »