O Governo do Estado divulgou esta semana um vídeo em que mostra atual fase da construção do Viaduto da Litorânea, estrutura que vai garantir fluxo de trânsito livre na região da Ponta d’Areia, São Marcos e Calhau.
A Secretaria de Infraestrutura iniciou instalação da última parte da alça que segue o prolongamento da Avenida dos Holandeses e passa por cima da entrada a avenida que dá acesso à praia, dando uma ideia de como ficará o equipamento urbano na região do bairro São Marcos
A obra chega à sua fase final, com a montagem da parte anterior da alça suspensa, que cobre o vão de acesso à Avenida Litorânea; o novo equipamento garantirá o fluxo integral e sem paralisações tanto no sentido Calhau-Ponta d’Areia quanto no sentido Ponta d’Areia-Calhau, com acesso livre também à avenida que corta as praias.
Pelo que se percebe do atual estágio da obra, há uma injustiça nas críticas ao governo dos que pregam sua desnecessidade.
Além de viabilizar melhor trânsito na área – que congestiona na conversão de saída da avenida da praia para voltar ao Calhau – o viaduto evitará os acidentes causados pela conversão cruzada de retornos, expondo os veículos à batida.
Outra injustiça diz respeito à beleza do empreendimento.
Não é verdade que o novo viaduto esconderá as belezas naturais da região. Pelo contrário, com a urbanização de toda a área do entorno, São Luís ganhará um novo cartão postal na entrada de uma das mais belas avenidas da capital maranhense.
A obra do viaduto começou em julho do ano passado eE deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2024.
Marco Deça.