A greve dos municípios estimulada e organizada pela Famen teve grande repercussão no estado do Maranhão. A quantidade de votos dada ao Presidente Lula, assim como no estado do Piauí, criaram uma expectativa de que teriam melhorias já que colocaram de volta o homem que se intitula o “pai dos pobres”.
Alguns municípios tiveram percas que já comprometeram gravemente a gestão e estamos apenas com alguns meses de governo.
Segundo Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum, a situação está começando a ficar inviável.”Os repasses não recebidos já ultrapassam 30% e lamenta muito porque sempre honrou o pagamento de salários antes do dia, manter a saúde, a educação, os serviços à população funcionando bem. Como somos organizados ainda estamos mantendo muita coisa, mas é preciso nos unir para resolver logo essa situação”
Para Raimundindo de Presidente Dutra, que possui relatórios detalhados se preocupa pelo aumentado dado à saúde por exemplo ter sido de 8% e hoje já ter caído os repasses nesse quesito, em 3%. “Demos aumento muito maior do que o que já perdemos e isso começa a ficar preocupante. Ver prefeitos que como a gente sempre honrou pagamentos em dias, estarem atrasando. Sempre acompanhamos todos os índices da gestão e aderimos ao movimento por já perceber quão grave isso pode ficar. Somos de grupo, política se faz em grupo. Elegemos um governador e deputados que estão juntos nessa causa e acreditamos que logo teremos um posicionamento mais detalhado e dentro do esperado”
Conversamos com os deputados estaduais Eric Costa e Daniela e a preocupação com a situação é grave devido ao compromisso em ajudar o povo no estado. “Há uma grande frente de trabalho nessa pauta junto ao nosso governador e aos nossos amigos e parceiros Federais”, afirmam
Notícia do Maranhão