O Projeto Cáritas Brasileira em parceria com a prefeitura de Tuntum através da secretaria de Assistência Social promoveram uma ação de solidariedade para o atendimento aos tuntuenses afetadas pelas fortes chuvas e que estão em situação de vulnerabilidade.
A Cáritas Brasileira promove ações de solidariedade nacionais e internacionais para o atendimento à comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidade. Bem como, no trabalho para construção de comunidades mais seguras e resilientes. Tuntum sofreu com as fortes chuvas, deixando centenas de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade.
Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios e regiões que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, visando a uma sociedade justa e solidária.
A Caritas é uma organização católica de ajuda humanitária que trabalha em parceria com o Banco do Brasil em diversas iniciativas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Essas parcerias visam promover o acesso à educação, saúde, alimentação, trabalho e moradia, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entre as iniciativas da Caritas em parceria com o Banco do Brasil estão programas de microcrédito, apoio a projetos de agricultura familiar, construção de moradias populares, entre outras ações que buscam promover a inclusão social e a geração de renda para as comunidades atendidas. Além disso, a Caritas e o Banco do Brasil também atuam em situações emergenciais, como desastres naturais e conflitos armados, prestando ajuda humanitária e promovendo a reconstrução das áreas afetadas. Essas parcerias são importantes para ampliar o alcance das ações humanitárias da Caritas e contribuir para a promoção da justiça social e da dignidade humana.
Estavam presentes o prefeito Fernando Pessoa, a secretária de Assistência Social Nagila Rafaela, o pároco frei Joelmir, a irmã Lurdes Agente Cáritas e o gerente do Banco do Brasil Sebastião Noleto e os vereadores Dr Pablo e Dorian, além de vários secretários.