Seis anos da Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completou seis anos ontem, dia 07 de agosto, com vários eventos para discutir os resultados conquistados até hoje e os próximos caminhos da Lei. Criada em 2006, a lei federal 11.340 teve o intuito de encorajar as mulheres a denunciar a violência no ambiente doméstico, onde em muitas vezes, a polícia e Justiça não conseguem entrar.
Há seis anos, a farmacêutica e bioquímica cearense Maria da Penha Maia estava sentada ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva para se tornar símbolo da luta contra a violência contra as mulheres. O então presidente sancionava a lei que levava o seu nome e tornava mais rigorosas as punições contra quem agride mulheres. “Essa mulher renasceu das cinzas para se transformar em um símbolo da luta contra a violência doméstica no nosso País”, disse Lula.
O projeto foi elaborado por um grupo interministerial a partir de um anteprojeto de organizações não-governamentais. O governo federal o enviou ao Congresso Nacional no dia 25 de novembro de 2004. Lá, ele se transformou em projeto de Lei, foi aprovado e sancionado em 7 de agosto de 2006.

1 comentário em “Seis anos da Lei Maria da Penha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *