2 de fevereiro dia de Iemanjá

A palavra “Iemanjá” deriva de “Yeye omon edjá”, que quer dizer “Mãe dos peixinhos”.
É a Rainha das Águas, a mãe de todos os Orixás, representada com seios volumosos, que simbolizam a maternidade e a fecundidade.
Também é chamada de Inaê, Janaína, Princesa do Aiocá ou Arocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar, Sereia Oloxum, Rainha do Mar e Dandalunda ou Dandalunga.
Ela é a entidade feminina mais respeitada do Candomblé e da Umbanda, sobretudo pelos pescadores, que a veneram como protetora, juntamente com Nossa Senhora de Santana. Deusa dos mares e oceanos, recebe, no seu dia, muitas oferendas, que são lançadas ao mar.
Muito vaidosa, gosta de receber presentes como: espelhos, pentes, braceletes, coroas, perfumes e flores, a festa foi criada por volta de 1920. Nesse ano, em razão da pescaria fraca, uma colônia de pescadores da praia do Rio Vermelho, situada em um bairro de Salvador, resolveu recorrer à tradição da Umbanda e do Candomblé para pedir ajuda aos santos africanos trazidos à Bahia pelos escravos negros.
Os rituais ganharam fama dentro e fora do Brasil, atraindo milhares de turistas, devido, sobretudo, à beleza dos contos, das danças, das vestimentas e das oferendas colocadas em balaios enfeitados jogados ao mar por centenas de pessoas que fazem uma procissão em canoas e barcos de pesca.

4 comentários em “2 de fevereiro dia de Iemanjá”

  1. É triste e lamentável que pessoas que se dizem culta adorem essa TAL DE IEMANJÁ. isso é nada mais do que coisas do demônio, essa tal não é jamais citada na bíblia, quer dizer não tem ligação nenhuma com nosso senhor JESUS CRISTO. ADOREM SOMENTE A ELE, leiam mais a bíblia para terem o verdadeiro conhecimento de Deus

  2. as pessoas deixa de adorar Jesus– que é a pessoa certa,pra perde tempo sendo idolatra…
    isso ai é satanico- Deus não quer isso de nenhum de nós…
    não vão ganhar nada com issoo…
    só maldiçãoo
    JESUS AMA VOCES!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *