Audiência pública define emenda de iniciativa popular para futura construção de Unidade Básica de Saúde.

O Poder Executivo e Legislativo realizaram ontem segunda feira, 05 de dezembro, na Câmara, audiência pública para a apresentação de uma emenda de iniciativa popular já para o orçamento de 2012. O objetivo na captação dos recursos da emenda, na ordem de 600 mil, é de construir uma Unidade Básica de Saúde. A medida é hoje um dos instrumentos de inovação que permite a sociedade exprimir seus anseios dizendo o que precisa. No momento os municípios brasileiros poderão indicar uma emenda no valor de R$ 300 mil a R$ 600 mil, dependendo do tamanho da população, entre oito ações previamente determinadas no relatório, nas áreas de educação, saúde básica, infra-estrutura e sanitária, agricultura, prevenção de desastres e recuperação de estradas vicinais.
A audiência foi pautada em discursos embasados na proposta inicial, alguns um pouco inflamados. Fizeram-se presentes os vereadores Manoel Paca, Jaydran Brito e Magno Melo; os secretários Paulo Duarte (Agricultura), Antonio dos Reis (Educação), Antonio Joaquim Neto (Finanças), Anna Rafaelle (Saúde), Bertolino Pires (Administração), Jeová Sousa (Esporte) e o ex-prefeito Pires Léda, representantes de órgãos, associações e o povo em geral.
A linguagem comumente utilizada nos pronunciamentos era sobre a importância da construção da Unidade Básica que no futuro irá atender 900 famílias, mais de três mil pessoas.

O ex-prefeito Pires Leda, não se alongou, destacou em sua fala a abertura da clínica São José (Hospital Geral de Tuntum) que está fechada há 20 anos, segundo ele, por perseguições políticas. “Ela foi fechada por perseguições políticas. Porque na época em que foi fechada ela tinha condições de atender a população”, disse. O ex-prefeito adiantou que o processo da abertura da clínica já está 99% aprovado. Pires disse que no dia em que o prefeito for fazer a assinatura da ordem de serviço haverá a maior festa em Tuntum.
O prefeito Chico Cunha fez uma rápida explanação da emenda de iniciativa popular afirmando que a população estava autorizando ao Congresso enviar a Tuntum à ordem de 600 mil reais para a construção de uma Unidade Básica de Saúde. Chico sintetizou um pouco das suas dificuldades desde que recebeu o poder dizendo que talvez foi o prefeito que mais levou porrada. “Talvez o prefeito que tenha mais sofrido e levado “porrada”, tenha sido Chico Cunha nesses últimos três anos. Pelas dificuldades que encontrei, pelas dificuldades com a mudança de governo e pelas dificuldades políticas. Porque o que é ruim para Chico Cunha é bom para determinadas pessoas fazerem política”, narrou. O prefeito no decorrer do seu pronunciamento relatou quase uma por uma as obras que já executou, desde as grandes escolas no interior, campo de futebol, serviços de pavimentação, ônibus escolares, casas populares e outras. Antes de concluir sua fala, sempre fortemente aplaudido, ele falou alguns dos projetos que ainda tem por fazer, como o novo mercado central da cidade, uma praça da juventude no bairro Campo Velho, creches, quadras esportivas, quase 200 km de estradas vicinais, aterro sanitário, asfaltamento e outras obras de impacto. A todo o momento o prefeito enaltecia o presidente José Sarney, a governadora Roseana e o deputado Sarney Filho, políticos que tem lhe dado total apoio na sua árdua caminhada.
Matéria do Blog do Lobão 

2 comentários em “Audiência pública define emenda de iniciativa popular para futura construção de Unidade Básica de Saúde.”

  1. meu claro, amigo pedro, sera? que chico vai fazer tudo isto em porcou tempo,a politica estar perto chico-se você não trabalhar vc não vai ganhar a politica,o prefeito bom, não e quele que da dinheiro para povo, e aquele que mostra o trabalho que ele fez,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *