Ato de desagravo será realizado em apoio ao juiz de Tuntum

Autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público e da segurança pública estarão em Tuntum na terça-feira (10) para realizarem  um ato de desagravo em apoio ao juiz daquela comarca, Pedro Paschoal Neto, que teve a casa alvejada por tiros na madrugada do dia 8 de abril, por uma pessoa de identidade ainda não revelada.

A ida das autoridades à Tuntum foi proposta pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, durante reunião da qual participaram os desembargadores Antonio Bayma e Cleones Cunha, os juízes auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), Nicolau Lupianes Neto e Júlio César Melo; o secretário de Segurança Pública do Estado, Aloísio Mendes; a corregedora do Ministério Público estadual, Selene Coelho Lacerda e o juiz da comarca de Tuntum, Pedro Paschoal Neto.

Também estavam presentes o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, José Nilo Ribeiro e os delegados Jair Paiva, superintendente de policia civil do interior e Nordman Ribeiro, delegado-geral, e o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, José Brígido Lages, dentre outras autoridades.

O presidente do TJMA foi taxativo ao dizer que o Poder Judiciário não se intimidará diante da ameaça sofrida pelo juiz Pachoal Neto. “Não podemos e não devemos nos intimidar por pessoas que tentam agredir o estado democrático de Direito por meio de ameaças, tentativas de homicídio ou outro recurso. O juiz vai permanecer na comarca, com o apoio do Judiciário e da segurança pública. enfatizou o desembargador Jamil”.

O desembargador defendeu que a presença do Estado na cidade, nesse momento, se faz necessário para garantir o funcionamento pleno do Poder Judiciário por meio do seu representante local. “A lei deve prevalecer e a ordem deve ser mantida”, afirmou.

Durante a reunião, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional informou que esteve na comarca de Tuntum na última terça-feira, encarregado pela corregedora nacional da Justiça, ministra Eliana Calmon (CNJ), para fazer uma apuração sumária da ameaça sofrida pelo juiz e para prestar o apoio da Corregedoria Nacional ao magistrado.

AMEAÇA – O juiz disse que constatou uma situação de ameaça ao trabalho da Justiça na cidade, que é “mais grave do que aparenta”. Sobre o que foi apurado, o juiz disse apenas que as investigações sobre o caso estão em andamento e qualquer informação que se dê no momento é precipitada e pode vir a atrapalhar o trabalho da polícia.

Lupianes defendeu a formalização de uma força-tarefa para o enfrentamento da situação em Tuntum e a definição de um plano de ação pelas autoridades locais para dar uma resposta à comunidade local.

“Cada vez que um juiz é ameaçado, se ameaça também o estado de legalidade e o estado democrático e de Direito. Precisamos agir em defesa do jurisdicionado, da segurança da comarca e da tranquilidade para que juízes, promotores e advogados possam trabalhar em paz”, ressaltou.

Sobre o ocorrido na comarca, o juiz Paschoal Neto preferiu não se manifestar. Disse que continua a trabalhar normalmente na comarca enquanto aguarda as investigações do inquérito policial aberto pelo delegado Felipe Gonçalves para apurar o caso.

Paschoal informou que a comarca se encontra sem promotor de Justiça. Segundo a corregedora do MPE, Selene Coelho, a Procuradoria Geral de Justiça já está providenciando a ida de um promotor para a comarca, a partir de segunda-feira (9).

Pedro Holanda é juiz titular de Tuntum desde 2009. Após o ocorrido na comarca, o juiz comunicou o fato ao Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Maranhão, Corregedoria Nacional de Justiça, Ministério Público estadual e Governo do Estado e pediu segurança.

Fonte: Site do Tribunal de Justiça do Maranhão/www.tjma.jus.br/site/principal/conteudo.php?conteudo=22611

19 comentários em “Ato de desagravo será realizado em apoio ao juiz de Tuntum”

  1. Educadores de São Luís reúnem-se em assembleia nesta sexta-feira

    Adiada para esta quinta-feira (05) a entrega da proposta oficial do governo para os trabalhadores de educação, em greve há quase 70 dias. A proposta será avaliada em assembleias regionais da categoria. A assembleia de São Luís foi agendada para esta sexta-feira (06), às 16h, no Convento das Mercês, no Centro Histórico da capital.

    Os educadores continuam acampados na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no bairro Monte Castelo, e realizando atividades de mobilização da greve em São Luís e em outros municípios do estado.

  2. As ações de meliantes em Tuntum continuam trazendo danos graves para a cidade. Tuntum mais uma vez acaba aparecendo na mídia nacional como o fim do mundo. Será que nós tuntuenses iremos pagar sempre pelas ações nefastas destas pessoas? Lembro-me de Tuntum num passado recente onde se vivia na busca do progresso social, econômico. Hoje, não, a cidade vive sob a sombra do medo, da perseguição, do atraso. Isso nos entristece. As forças policiais a nível federal acabarão pousando por aqui, logo, logo!

  3. Que a justiça seja feita, Fico triste ao ver tanta violência!
    Agora que temos um juiz competente na cidade eles querem mandar embora com ameaças. Acho que Dr.Pedro deve ficar e bota moral nessa cidade continuando com seu trabalho.
    Ju Lopes…………..

  4. Nada contra o tal juiz, mas que que isso ? o desacato não pode !!! mas assassinar pai de familia, mortes menores de idade isso niguem fala, Não ocmove demaneira alguma o judiciario né. tanta hipocrisia,e falta de vergonha, em quem tinha que dar o exemplo, tratem os problemas do povo igual os seus.
    CAPA PRETA

  5. autoridades tem grande competencia de fazer a invertigação o suspeita esta ta preso i ja confimou o atentado que foi ele porque esses invejos fala o que nao tem certesa.

  6. tuntum tem q ser passado a limpa. estamos vivendo numa cidade de terror.temos medo de sair de casa e ñ voltar.será que ninguém conseguirá desvendar esses mistérios que rondam essa cidade? hoje tuntum é a cidade q mais se mata no maranhão.tuntum é a terra dos mais fortes. quem tem poder manda mais.se desta vez que foi com o juiz não der em nada imagimem com os cidadão comum de nossa cidade.

  7. Se um meliante tivesse atirado na casa de um caidinho qualquer, poucos dariam uma força para o coitado.

    Agora, como os pipocos foram dados na casa de um dotô da lei, deuses e quase-deuses estrilam.

  8. Meu caro João, infelizmente existem pessoa que pensa como você, é Maria vai com as outras, desde quando Tuntum é a cidade que mais mata no Maranhão? Vá estudar, leia sobre o assunto e ai dê o seu parecer, não seja ignorante. A violência em Tuntum sim existe é um fato, mas ela esta presente em todo o Brasil, o problema daqui é a falta de esclarecimento dos crimes e punição dos criminosos. Em vários municípios, incluindo Presidente Dutra se tem mais assassinato por habitante/ ano do que Tuntum.

  9. voce sabe muito bem blogeiro que o prefeito de tuntum paga um salario abisurdo pro advogado que esta foragido da justiça e voce nao revela que isso seja fiel.

  10. o advogado esta foragido por mais de 4 meses e ele fez um crime barbaro que nenhum pai de familia queria que acontesse com seus filho acorda tuntum.

  11. A culpa do q este advogado talvez seja sua tambem, q a anos as pessoas de tuntum sabem disso e não faziam nada inclusive convidavam exta pessoa para suas residencias só por ter um diploma de dirito.

  12. concordo joao a muito tempo que ele vem praticando esse tipo de crime estrupo tanto masculino como feminino agora ele vai ser punido pelas autoridades.

  13. Obter lucro e poder transgredindo as leis da sociedade: crime organizado!

    Estes desmandos que assistimos estão caucados nos tráficos de drogas e de armas, assaltos (desde DVDs até Bancos) em que pessoas envolvidas podem padecer sob pena de "queima de arquivo", autoridades deixam a ética do ofício "de lado" em detrimento de subornos, entre outros fatos. E, assim, a insegurança vai aos poucos sendo implantada. hoje encontra-se bem enrraizada e bem ramificada. Pessoas cresceram vendo as "facilidades" de uma vida desonesta, de prepotência e abusos. Uma boa pedida seria: "Polícia, é polícia. Ladrão, é ladrão!". Que DEUS nos proteja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *