19 de abril, dia do Índio

Historiadores afirmam que antes da invasão dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território, que hoje é brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente.
Estes índios que hoje são brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro (que já era deles), principalmente em reservas indígenas demarcadas, “protegidas” e controladas pelo governo.
São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da invasão dos portugueses. O contato com invasor fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural, através da tortura, escravidão, estupros e genocídio.

4 comentários em “19 de abril, dia do Índio”

  1. cCarissímos leitores, uma sociedade é construida com a participaão de todos, principalmente com o conhecimento. Pois não é o caso de tuntum. O povo que era para fazer parte dessa sociedade ainda estão como um embrião que não tem definição de sexo, raça e cor. Com relação aos professores ainda estão na alfabetização do conhecimento, pois, é comun ACHAREM que a nossa situação no municipio é boa. Mas se tratando dos que lutam pelo seus direitos e de outros que não participam ,quero que entendam que, a GESTÃO MUNICIPALnaõ fez nada mais nada menos doque repassar aquilo que é um pouquinho doque é nosso direto. Estão na alfabetização mais lembrem-se estou falando de GESTÃO MUNICIPAL, naõ do GESTOR. Mas o dificil mesmo é entender as entelhias. Não vamos ter a menmória taõ curta de aplaudir apresentação de qualquer picadeiro. Um abraço.

  2. cCarissímos leitores, uma sociedade é construida com a participaão de todos, principalmente com o conhecimento. Pois não é o caso de tuntum. O povo que era para fazer parte dessa sociedade ainda estão como um embrião que não tem definição de sexo, raça e cor. Com relação aos professores ainda estão na alfabetização do conhecimento, pois, é comun ACHAREM que a nossa situação no municipio é boa. Mas se tratando dos que lutam pelo seus direitos e de outros que não participam ,quero que entendam que, a GESTÃO MUNICIPALnaõ fez nada mais nada menos doque repassar aquilo que é um pouquinho doque é nosso direto. Estão na alfabetização mais lembrem-se estou falando de GESTÃO MUNICIPAL, naõ do GESTOR. Mas o dificil mesmo é entender as entelhias. Não vamos ter a menmória taõ curta de aplaudir apresentação de qualquer picadeiro. Um abraço.

  3. cCarissímos leitores, uma sociedade é construida com a participaão de todos, principalmente com o conhecimento. Pois não é o caso de tuntum. O povo que era para fazer parte dessa sociedade ainda estão como um embrião que não tem definição de sexo, raça e cor. Com relação aos professores ainda estão na alfabetização do conhecimento, pois, é comun ACHAREM que a nossa situação no municipio é boa. Mas se tratando dos que lutam pelo seus direitos e de outros que não participam ,quero que entendam que, a GESTÃO MUNICIPALnaõ fez nada mais nada menos doque repassar aquilo que é um pouquinho doque é nosso direto. Estão na alfabetização mais lembrem-se estou falando de GESTÃO MUNICIPAL, naõ do GESTOR. Mas o dificil mesmo é entender as entelhias. Não vamos ter a menmória taõ curta de aplaudir apresentação de qualquer picadeiro. Um abraço.cedt

  4. cCarissímos leitores, uma sociedade é construida com a participaão de todos, principalmente com o conhecimento. Pois não é o caso de tuntum. O povo que era para fazer parte dessa sociedade ainda estão como um embrião que não tem definição de sexo, raça e cor. Com relação aos professores ainda estão na alfabetização do conhecimento, pois, é comun ACHAREM que a nossa situação no municipio é boa. Mas se tratando dos que lutam pelo seus direitos e de outros que não participam ,quero que entendam que, a GESTÃO MUNICIPALnaõ fez nada mais nada menos doque repassar aquilo que é um pouquinho doque é nosso direto. Estão na alfabetização mais lembrem-se estou falando de GESTÃO MUNICIPAL, naõ do GESTOR. Mas o dificil mesmo é entender as entelhias. Não vamos ter a menmória taõ curta de aplaudir apresentação de qualquer picadeiro. Um abraçote.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *