Sampaio Correia completou 88 anos de linda historia

No dia 25 de março de 1923, na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do bairro do Lira, que dão acesso à rua do Passeio, um grupo de jovens peladeiros, sob o comando de Vital Freitas e Natalino Cruz, resolveu criar a Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, oriundos do antigo Remo F. Club (1920), formado por operários e jovens de pés descalços, sendo escolhido para ser o seu presidente o desportista Abrahão Andrade. Como vice, o escolhido foi Luís Vasconcelos e João Almeida e Plasco Moraes Rego, na primeira e segunda secretaria. Valdemar Zacarias de Almeida como tesoureiro, Almir Vasconcelos como Diretor de Esportes e mais Manoel Brasil como auxiliar das diretorias, foram os demais membros da primeira diretoria boliviana.

Em pouco tempo, o Sampaio Corrêa tornou-se “Campeão Suburbano” ao bater pequenos clubes da periferia e desafiar o grande Luso Brasileiro, à época o campeão maranhense e maior potência do estado. O primeiro compromisso oficial entre os dois clubes ocorreu em 26 de abril de 1923, sendo que o Luso vinha de uma longa invencibilidade. A partida aconteceu no campo da Rua do Passeio, com arbitragem de Antero Novais, e terminou com a vitória da do Sampaio Corrêa por 1 x 0, com gol de Lobo, feito aos quatro minutos do primeiro tempo. A primeira equipe do Sampaio era a seguinte: Rato; Zé Novais e João Ferreira; Roi Bride, Chico Bola e Raiol; Turrubinga, Mundiquinho, Zezico, Lobo e João Macaco.
Os primeiros títulos do clube vieram somente nos anos 1930, quando conquistou o bicampeonato de 1933 e 1934, enquanto que nos anos 1940 também conquistou apenas dois títulos estaduais, vendo a supremacia do rival Moto Club, que, na época, ainda bem jovem, não era o principal rival do time, honra que cabia ao Maranhão

O nome Sampaio Corrêa surge em homenagem ao hidroavião Sampaio Corrêa II, que aportou em São Luís no dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinton. O avião tinha sido doado e por isso levava o nome – pelo senador carioca José Mattoso de Sampaio Corrêa, presidente doAeroclube Brasileiro.
 O maior rival do Sampaio Corrêa é o Moto Club. No histórico do clássico o Sampaio tem mais derrotas e nos últimos não consegue vencer o rival em decisões. Mas também ostenta rivalidades com o Maranhão, o Bacabal e o Imperatriz. O clube tem como mascote o tubarão e seus torcedores são chamados de bolivianos e, raramente, de sampaínos.
Princiais títulos:
Nacionais
(1972).
(1997).
Regionais
(1998).
(1998).
(1973).
(1964).
Estaduais

1 comentário em “Sampaio Correia completou 88 anos de linda historia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *