O município de Tuntum, não tem grandes arrecadações, por isso vive a base do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Este repasse é feito sempre aos dias 10, 20 e 30 de cada mês, salientado que em fevereiro é 10, 20 e 28. Praticamente todas as despesas dos municípios são feitas de acordo com esse repasse do Governo Federal. O grande problema de municípios como Tuntum é que este repasse varia de mês a mês, não há uma regra definida de quando vai subir ou cair o repasse. Hoje mesmo o repasse foi uma decepção teve uma queda superior aos 50% em relação ao dia 10 do mês passado. Desta forma os municípios ficam, numa dificuldade cada vez maior, acumulando cada vez mais dividas. Tuntum é um exemplo de município que sobrevive do FPM e com isso suas dividas que são progressivas tendem a crescer cada vez mais, a pesar do prefeito Chico Cunha vim fazendo um esforço muito grande para colocar as contas em dia, mas com esse sobe e desse do FPM as coisas se tornam complicadas.
Um município não pode manter-se e denvolver-se contando apenas com transferências constitucionais e legais. Os tributos municipais devem ser cobrados. Essa é a lógica do pacto federativo.
Por que não cobrar IPTU, ISSQN e ITBI, se Tuntum é um município "aparentemente" habitado por ricos?
Os ricaços de Tuntum compram carrões e constroem mansões. Por que não lhes são cobradas míseras quotas desses impostos?
O povo de Tuntum é da escola do me dê e ai as coisas ficam dificeis tem que produzir, querem que o prefeito dê o emprego para eles não trabalhar
Maria do Amparo está certíssima. É isso mesmo.
O Chico Cunha tem sido muito vacilante em relação à moralização da administraão púbica tuntuense. Em jeneiro de 2009 ele devia ter depurado as folhas de pagamento da prefeitura, exonerado todos os "fazem-nada" e melhorado os salários daqueles que trabalham.
Sabe-se hoje que aproximadamente sete mil pessoas recebiam dinheiro da prefeitura no governo Tema e que oitenta por cento destes não trabalhavam. Msmo assim, sufocado por despesas ilegítimas inventadas por um inescrupoloso, o Chico não teve peito para, de imediato, dar um basta na desnecessária sangria do "cofre púbico".
Se tivesse feito o dever de casa no início e aplicado o dinheiro economizado em investimentos, serviços e em ações públicas de boa qualidade, o Chico seria reeleito. Mas…
Olá Companheiro
Volto a renovar a proposta de parceria, e se não for possível mesmo assim aguardo sua posição.
Parabéns pelo seu trabalho.
Ele já faz parte da nossa fonte de matérias e comentários para com a nossa rádio.
Por isso, estou te propondo uma parceria: uma troca de links de nossos blogs.
Será um prazer estar na sua lista de blogs, o que farei o mesmo com o seu link na minha lista.
Vamos fechar esta parceria?
Meu Blog:
Raymundo José – Sinal Verde pra você
http://www.raymundjose.blogspot.com
meu e-mail:
[email protected]
MSN: [email protected]
Nossa Rádio
Sinal Verde FM
http://www.fmsinalverde.com.br
Veja lá que já sou seu seguidor, agora conto com a sua participação e efetivação nesta parceria, seguindo o meu blog.
Também: sermos parceiros nos blogs
Segue meu código HTML(Copie e cole no seu blog):
Estou aguardando contato com posicionamento ref. esta proposta
abraço
Raymundo José
Tuntum precisa criar receitas próprias. É uma cidade que precisa regular aspectos administrativos e tributários o mais rapidamente possível. Impostos como IPTU, ITBI, ISS e outros de competência do município prescisam ser cobrados sob pena da administração pública entrar em bancarrota logo, logo. A cidade carece de regulamentações em várias áreas da vida pública. Por onde anda a fiscalização sobre construções, o funcionamento de oficinas mecânicas e fabriquetas em perímetro urbano proibido pela legislação federal e estadual? Um código de postura do município de Tuntum precisa ser criado, assim a cidade entrará na modernidade administrativa.
PEDRO JORGE VC Q É LIGADO AO PREFEITO, RESPONDE PQ O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO JÁ ENTROU E LE DEMORA PARA PAGAR, O FPM MESMO POUCO ENTROU DIA DEZ E ELE NÃO DEPOSITOU A FOLHA, É PARA MOVIMENTAR O DINHEIRO E GERAR JUROS PARA ELE.