HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados que será comemorado amanhã 02 de novembro, é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

11 comentários em “HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS”

  1. O PURGATÓRIO EXISTE?

    Uma das verdades que Deus nos revelou.

    Infelizmente muitos não acreditam, porém há alguns trechos na Bíblia que podemos ter esta certeza bem clara.

    Veja: …mas se és um mau servo, que imagina consigo, meu Senhor tarda a vir, e se põe a maltratar seu irmão e a comer e beber com os ébrios. O Senhor deste servo virá no dia em que ele não espera na hora em que ele não sabe, e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas, ali haverá choro e ranger de dentes. (Mateus 24,48).

    Também está em Mateus 5: 22 Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. 23 Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. 26 Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo. Aqui está bem claro tanto o Inferno quando o Purgatório.

  2. cont:

    O Senhor é lento para a cólera e rico em bondade, ele perdoa a iniqüidade e o pecado, mas não tem por inocente o culpado.(Números 14,17).

    Tendo sido feita uma coleta, Judas Macabeu enviou doze mil dracmas de prata a Jerusalém, a fim de que fosse oferecido um sacrifício pelos pecados dos mortos…È, pois, santo e salutar o pensamento de orar pelos mortos, a fim de que eles sejam libertos de seus pecados. (2Macabeus12,43). Ora, se Judas tivesse certeza que aqueles idólatras tinham se perdido, não mandaria rezar pelas almas deles.

    Rezar pelas almas é rezar mil vezes por si mesmo. É uma amizade vantajosa. É aquela amizade de que fala Cristo no Evangelho: Fazei-vos amigos lá onde a traça não corrói e o verme não come!.

    Maria Agatha Sima, que encontrou a vocação que Deus lhe designou: ajudar as almas do Purgatório pela oração, sofrimento expiatório e pelo apostolado. Diz: Que as almas do Purgatório sabem mais sobre nós e sobre o que nos acontece do que nós acreditamos. Elas sabem, por exemplos, quem está presente ao nosso enterro. Elas sabem que se as pessoas assistissem a missa, esta seria muito mais proveitosa para as almas. Se as pessoas assistissem a missa nessa intenção, ajudaria muito mais as almas do que acompanhando o corpo ao cemitério.

    As almas sabem de tudo que se fala delas e o que se faz por elas. Encontram-se muito mais próximas a nós do que pensamos. Se cremos na vida Eterna, cremos no Purgatório. E se cremos no Purgatório, oremos pelos mortos. O purgatório é terrível e longo para algumas almas.

    Purgatório vem de purgar que significa purificar.

    Em Hebreus 12,16 diz: Procurai a paz com todos e a Santidade sem a qual ninguém verá o Senhor.

    Quem não estiver puro, santo não verá o Senhor. Isso só acontecerá depois da purificação no Purgatório.

  3. cont:

    São Francisco de Sales tinha medo de seus admiradores. Crendo que não receberia oração depois de sua morte, pois pensaria que ele iria direto para o Céu.

    Santa Tereza pedia: Pelo amor de Deus, eu peço a cada pessoa uma Ave-Maria ou um Pai-Nosso, a fim de que me ajudem a sair do Purgatório e apresse a hora em que hei de gozar à vista de Jesus Senhor Nosso.

    Frederico Ozanan disse: Não vos deixeis levar por aqueles que vos disserem: Ele já está no céu. Rezai sempre Por aqueles que muito vos ama.

    Santo Agostinho pede oração pela alma de Mônica, sua mãe, a todos os leitores de seus livros. Não podemos ignorar o rigor da justiça divina.

    No purgatório as almas são completamente impotentes. Parecem como paralíticas, que não podem fazer o menor movimento para ter alívio.

    As mensagens de Nossa Senhora em Medjugorge diz: rezai o terço pelas almas do purgatório. O sofrimento lá é terrível. Um só dia de sofrimento no purgatório corresponde a todo nosso sofrimento enquanto estávamos na terra.

    Diz uma alma, que no mundo ignora-se que o fogo do purgatório é semelhante ao do inferno. Se possível fosse fazer uma visita a essas mansões de dor, não haveria na terra, quem quisesse cometer um só pecado venial, visto o rigor com que é punido.

    São Francisco Xavier percorria, à noite as ruas da cidade, convocando com uma campainha, o povo a orar pelas almas do purgatório.

    São Francisco Xavier diz que outrora muitas almas saiam do Purgatório graças às orações dos parentes e fiéis. Mas hoje poucos saem de lá. Pois poucos rezam pelas almas de seus parentes e amigos.

    São Francisco de Sales entendia que se deve presumir sempre bem da pessoa que expira. Entre o último suspiro e a eternidade, há um abismo de misericórdia. Passam-se entre Deus e a alma certos mistérios de amor que nós só conheceremos no céu.O agonizante precisa do perdão, da luz que é Jesus.

  4. Aos agonizantes é necessário muitas orações, para que possam receber essa luz esse perdão. E a misericórdia triunfa.

    Com a morte abrem-se os olhos, e a pena consiste na privação da alma da vista de Deus. Essa privação, essa sede Deus é uma tortura imensa para a alma.

    Essas almas lembram-se agora do tempo em que Deus estava tão perto delas, em que lhes batia a porta, e elas, não lhe abriam, preferindo um prazer, uma das muitas ninharias deste mundo. E agora ardem de desejos de estar na presença de Deus. Mas primeiro tem que se purificar no fogo ardente.

    Santa Tereza dizia que a alma sente um desejo irresistível de Deus. Não tem nenhuma consolação, é um martírio que a natureza custa a suportar: os ossos se separam e ficam como que deslocados. Sentem-se uma dor tão violenta; um só desejo nos consome: morrer, morrer, morrer.! Ir a Deus.

    Santo Ambrosio dizia que todos os tormentos e sofrimentos que sofreram os mártires, jamais atingirão a intensidade de sofrimento dos que padecem no purgatório. É o fogo penetrante, que se estremece só de ouvir falar.

    Santa Catarina de Gênova, teve uma visão do Purgatório e exclama: Que coisa horrível! Confesso que nada posso dizer e nem conceber que se aproxime sequer da realidade. As penas que lá se padecem são tão dolorosas, como as do inferno, somente diferencia porque é temporária e passageira, sendo que no inferno é eterna.

    São Nicolau Tolentino teve uma visão de um imenso vale onde multidões de almas se retorciam de dor num braseiro imenso e gemiam de cortar o coração. Ao perceberem o Santo, bradavam suplicantes, estendendo os braços e pedindo misericórdia e socorro dizendo: Padre Nicolau, tem piedade de nós! Se celebrares a santa missa por nós quase todas seremos libertadas de nossos dolorosos tormentos. São Nicolau celebrou sete missas em sufrágio dessas almas, durante a última missa apareceu-lhe uma multidão de almas resplandecentes de glória que subiam ao céu.

    São Vicente Ferrer, assegura que há almas que ficaram no purgatório um ano inteiro por um só pecado.

    Santa Francisca afirma que a maioria das almas sofre no purgatório por volta de 40 anos, por falta de oração. E muitas estão destinadas a sofrer até o fim do Mundo.

    As almas simples e humildes, sobretudo as que muito sofreram neste mundo com paciência e se conformando perfeitamente com a vontade de Deus, podem ter um purgatório curtíssimo, às vezes horas apenas.

  5. ORAÇÃO DE SANTA GERTRUDES

    pelas almas do Purgatório.

    (Jesus prometeu à Santa Gertrudes

    que salvaria mil almas do purgatório todos os dias,

    por cada pessoa que rezar com fervor esta Oração)

    Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

  6. Porque rezar

    pelas almas do Purgatório?

    O purgatório é um lugar de sofrimentos em que as almas se purificam, solvendo suas dívidas, antes de serem admitidas no céu, onde só entrará quem for puro. Sua existência se baseia no testemunho da Sagrada Escritura e da Tradição. Vários Concílios o definiram como dogma; Santos Padres e Doutores da Igreja o atestam a uma voz. Há uma prisão da qual não se sairá senão quando tiver pago o último centavo. (Mal. 18).

    A Igreja, querendo que não nos esqueçamos das almas, consagrou um dia inteiro todos os anos à oração pelos finados. Determinou que em todas as missas houvesse uma recomendação e um momento especial pelos mortos. Ela aprova, sustenta e estimula a caridade pelos falecidos.

    Como são esquecidos os mortos! Exclamava Santo Agostinho! E no entanto acrescenta S. Francisco de Sales, em vida eles nos amavam tanto. Nos funerais: lágrimas, soluços, flores. Depois, um túmulo e o esquecimento. Morreu… acabou-se!

    Se cremos na vida eterna, cremos no purgatório. E se cremos no purgatório, oremos pelos mortos. O purgatório é terrível e bem longo para algumas almas, por isso devemos rezar muito pelas almas, socorrendo as almas, praticando a caridade em toda sua extensão. A devoção as almas do purgatório diz São Francisco de Sales encerra todas as obras de misericórdia, cuja prática, elevada ao sobrenatural nos há de merecer o céu.

    A Santa Missa é o sacrifício de expiação por excelência. É a renovação do calvário, que salvou o gênero humano. A cada Missa, diz São Jerônimo, saem muitas almas do purgatório. Depois da Missa…

    A Comunhão. A Eucaristia é um Sacramento de descanso e paz para os defuntos, diz Santo Ambrósio. E o mesmo afirmam São Cirilo e São João Crisóstomo. Procuremos fazer boas comunhões lembrando-nos que quanto melhor as fizermos tanto mais aliviaremos os mortos. O Papa Paulo V estimulou a prática das comunhões pelas almas padecentes. Temos também as indulgências que entregamos a Deus para solver as dívidas das almas. Recitemos pequenas jaculatórias indulgenciadas. É tão fácil repeti-las em toda hora.

    É uma mina de ouro que está a nossa disposição. Nossas orações são um meio de ajudar a salvar almas do purgatório.

    São João Damasceno diz que há muito testemunho encontrado na vida dos Santos que provou claramente as vantagens da oração que se fazem pelos defuntos. Nossos sofrimentos junto a prece tem uma eficácia extraordinária para obter de Deus todas as graças. Aliviemos as almas do purgatório', com tudo que nos mortifica. A Via Sacra é uma prática das mais ricas de piedade. O Rosário é a rainha das devoções indulgenciadas.

    Santa Gertrudes afirmava que uma palavra dita do fundo do coração e animada de sólida devoção tem mais eficácia que grande número de orações, feitas com pouco fervor.

    Mais uma forma de ajudar as almas é dar esmola ao pobre em sufrágio das almas benditas. As lágrimas que vossas esmolas enxugarem, o alívio que tiverdes dado aos que padecem fome, sede e frio, serão o alívio no purgatório para as almas sofredoras. É uma dupla caridade, socorrer os pobres por amor das almas. É dar duas vezes. Socorre os vivos e os mortos.

  7. A ORAÇÃO DO PERDÃO.

    SENHOR, meu DEUS eu Te peço que ilumine o(a)……………para que ele(a) possa perceber como é grande o Amor que TU tens por nós. Arranca de seu coração todo o pecado, toda a maldade, renovando sua vida.

    PAI, que o(a)……………..aceite Jesus em sua vida, que ele(a) aceite Jesus como seu Salvador, Mestre e Orientador.

    PAI, faça que o(a)……………..se entregue nas mãos de Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, para que Ela o(a) conduza para o Caminho da LUZ de Teu Filho Jesus.

    PAI, eu te peço que o Espírito Santo converta o(a)…………….., que Ele dê um novo sentido em sua Vida; que ele(a) possa fazer parte de sua comunidade, e ali permanecer, perseverar e receber todas as graças que vem do Teu perdão e do Teu Amor.

    Tudo isso Vos pedimos Ó PAI, em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho e Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém!

  8. o importante é dr tema para o povo, pois tenho até a sugestão para a campanha (slogan): BOM PRA O POVO É DR TEMA DE NOVO! devemos vencer as traições (chico cunha), pois o que seria de nós se o dr tema não tivesse sido prefeito? a nova praça? conj habitacionais? poços? saneamento básico? asfalto? estradas? escolas? postos de saúde? GENTE, POR FAVOR, BOM PRO POVO É DR TEMA DE NOVO! e quem ele apoiar iremos votar, eu e minha imensa família! só não votaremos em chico cunha: o pior prefeito que tuntum já teve! ganhou até do bentão! vergonha a gestão chico cunha!

    arilda – tuntum

  9. Oração de Santo Agostinho
    Dulcíssimo Jesus meu, que para redimir ao mundo quisestes nascer, ser circuncidado, desprezado pelos judeus, entregado com o beijo de Judas, atado com cordas, levado ao suplício, como inocente cordeiro; apresentado ante Anás, Caifás, Pilatos e Herodes; cuspido e acusado com falsos testemunhos; esbofeteado, carregado de opróbrios, despedaçado com açoites, coroado de espinhos, golpeado com a cana, coberto o rosto com uma púrpura por zombaria; desnudado afrontosamente, cravado na cruz e levantado nela, posto entre ladrões, como um deles, dando-vos a beber fel e vinagre e ferido o Coração com a lança.

    Livrai, Senhor, por tantas e tantas acerbadíssimas dores que haveis padecido por nós, as almas do purgatório das penas em que estão; levando-as a descansar na vossa Santíssima Glória, e salvai-nos, pelos méritos de vossa Sagrada Paixão e por vossa morte de cruz, das penas do inferno para que sejamos dignos de entrar na posse daquele Reino, onde levastes ao bom ladrão, que foi crucificado convosco.

    Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.

    catequético

  10. Oração às Almas
    Almas Benditas do Senhor, vós que estais na intimidade de Deus nosso Pai e ansiosas aguardais a hora abençoada em que as portas do céu se abram para vós, ouvi a nossa súplica.

    Vós, que no convívio com os homens experimentastes as angústias e as aflições desta terra e hoje estais na expectativa de gozar da mais plena felicidade da vossa união com Deus, pedi ao Pai alívio para os nossos sofrimentos e coragem para prosseguirmos em nossa caminhada para a casa do Pai.

    Vós, que nesta vida colocastes vossa mão trêmula e fraca na mão forte e segura de Jesus Cristo, que caminhastes lado a lado com Ele através dos anos da vida terrestre e que hoje estais na feliz companhia do Nosso Salvador junto ao Pai, fazei que o Coração de Jesus infunda confiança e paz em nosso coração e ilumine nosso espírito com sua divina sabedoria para que possamos caminhar tranqüilos nas estradas tortuosas desta vida até juntarmo-nos a Vós no banquete celeste com a Virgem Maria e com todos os Santos. Amém.

    Almas santas e benditas, rogai a Deus por nós, que rogaremos a Deus por vós; alcançai para nós os favores que vos suplicamos … e que Deus vos dê repouso e luz eterna. Amém.

  11. O que os santos nos dizem sobre o purgatório?

    Relataremos aqui o que os Santos da nossa Igreja Católica nos ensina com suas experiências vividas aqui na Terra. Pois de fato muitos santos e santas, tiveram visões e sonhos a respeito do que se passa no purgatório e como acontece com as almas que lá estão. E sendo assim a Santa Mãe Igreja os canonizou, podemos ter a plena certeza da verdade do purgatório e nos seus ensinamentos.

    Quem nesta vida mais socorrer as almas do purgatório, Deus fará com que seja também socorrido por outros, quando estiver láno meio daquelas chamas.

    Santo Agostinho.

    O maior tormento das almas do purgatório é o desejo de possuir Deus, que ainda não possuem. Esse desejo afligirá especialmente aqueles que durante a vida, desejaram tão pouco o céu.

    As almas do purgatório, muito mais amadas de Deus e confirmada em graças, podem rezar por nós. O Senhor lhe faz conhecer as nossas preces, e, então, cheias de caridade não deixam de pedir por nós.

    As almas do purgatório sofrem horrivelmente e não podem socorrer-se a si mesmas. Elas são tão pobres que não podem satisfazer por si próprias àJustiça Divina.

    Santo Afonso de Ligório.

    O Purgatório é um feliz estado, mais desejado que temível, porque as chamas que lá existem são as chamas de amor.

    São Francisco Sales.

    O sofrimento do purgatório excede todas as dores que podemos sofrer nesta vida.

    São Tomás de Aquino.

    Não há motivo para rezar pelas almas que estão no céu, nem por aquelas que se encontram no inferno. Portanto, deve haver um purgatório após a morte onde permanecem as almaws dos justos que ainda não pagaram todas as suas contas com a justiça divina.

    Por toda a Missa devotamente celebrada muitas almas saem do purgatório, voam para o céu.

    São Jerônimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *